Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2011

DIREITOS VIOLADOS


            Nós, seres humanos, nos sentimos no direito de cobrar nossos direitos. E quem cobra pelos direitos dos animais?  Direitos estes explícitos na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direito dos Animais – UNESCO.
            Vamos agora para uma sucessão de violação dos Direitos dos Animais:
1-    Realizei um resgate de um animal (cão) em uma residência em Poá, com uma enorme “bicheira”, com larvas alcançando órgãos internos. Este animal não foi socorrido, estava em um ambiente sujo, com restos de comida cheio de moscas, esperando a morte, que chegou na Clínica Veterinária, pois o animal estava muito debilitado, foi tarde demais. DIREITO VIOLADO.
2-    Fiquei sabendo de um caso no Rio de Janeiro onde um morador estava processando um galo porque ele cantava demais. Mas não precisamos ir muito longe não. Aqui em Poá tivemos uma denúncia semelhante. Uma pessoa que está “incomodada” com o canto de um galo fez uma denúncia formal a um órgão competente solicitando providências. Ora, devemos matar o galo? Faça-me o favor, tantas coisas mais importantes nessa vida... DIREITO VIOLADO.
3-    Duas semanas atrás uma pessoa (não sei como denominar este ser) abandonou um cão Poodle na minha Feira de Adoção, dizendo que se eu não o recolhesse que ela iria abandoná-lo no meio da rua. Que estava com ele há quatro anos, porém não sentia nenhum afeto por ele, pelo contrário, iria abandoná-lo em qualquer lugar porque ele estava “dando muito trabalho”. Depois de “passar um sabão” nesta pessoa recolhi o cão, que tem suspeita de câncer no nariz. Está explicado o motivo do abandono. DIREITO VIOLADO.
4-    Hoje me foi relatado uma cena muito triste. Um adulto orientando uma criança a retirar dois gatinhos que apareceram em seu portão e jogá-los em uma praça. Em vez de o adulto dar o exemplo de solidariedade e compaixão em socorrer os pobres filhotes, reforça a idéia da covardia e do abandono. E ainda fez a criança pegar “as crianças” com um jornal de tanto nojo. Vamos combinar: nojo só se for da sua atitude! DIREITO VIOLADO.
5-    Também hoje, folheando os jornais de sábado li em uma publicação local que três indivíduos que ocupavam um automóvel Fiat Uno branco queimaram vivo um cãozinho abandonado no Centro Cívico de Mogi das Cruzes. Sem comentários. DIREITO VIOLADO.

Os animais não têm o direito de nascer, de viver, de cantar, de serem socorridos, de terem um final feliz...
Enquanto as pessoas ficarem olhando para o próprio umbigo, fazendo politicagem às custas do sofrimento animal, enquanto o poder público não tomar à frente do que é de direito, nós ainda vamos ter muito trabalho.


Jornal Notícias de Poá
Coluna Mundo Animal - Silvia Carolina Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário