Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2011

DEBATE SOBRE ANIMAIS ABANDONADOS REÚNE PROTETORES EM POÁ

Nesta quarta (30/03/2011) a Câmara Municipal de Poá recebeu audiência pública para debater a questão dos animais abandonados e a saúde pública, numa iniciativa do Vereador Lauriston Roberto Ferreira Barros (PV), em parceria com o Delegado Regional da UIPA – União Internacional de Proteção Animal.
Tendo sido iniciado com um pronunciamento do delegado que destacou as leis de proteção animal vigentes no país, o debate foi aberto ao público para que idéias e sugestões fossem dadas a fim de encaminhar ao Executivo uma indicação, recomendando a criação de políticas públicas no trato aos animais.
Dentre os principais temas abordados destacou-se a importância da castração de todos os animais, a relevância de um convênio com clínicas veterinárias municipais para atendimento dos animais de rua resgatados pelos protetores e a necessidade da educação para posse responsável, tema este que levantou muitos pronunciamentos evidenciando que orientar as crianças pode ser um caminho para conscientização.
Para o Vereador Lauriston suscitar o tema do ensino da posse responsável nas escolas foi uma grata surpresa, isto porque no município existe a lei 3.379 de 2009, de sua autoria, que institui na rede municipal de ensino o programa de conscientização sobre posse responsável de animais, o qual prevê que toda rede municipal de ensino deve ter o tema incluído no projeto pedagógico da rede.
O vereador comprometeu-se, além de encaminhar a indicação com as sugestões para políticas públicas no trato aos animais, marcar uma reunião com o Secretário de Educação questionando a aplicação da lei que, ao que parece, ainda não foi absorvida pela administração.
Para os protetores presentes que levantaram a questão, o termo posse responsável é um conjunto de atitudes que o proprietário deve ter no decorrer de toda a vida do animal, além de alimentar, o proprietário é o responsável pela saúde e bem estar do animal. Para isso é necessário que o leve ao veterinário periodicamente, para vermifugação e vacinas, a fim de evitar diversos tipos de doenças. Muitos animais adoecem e morrem devido à falta de cuidados básicos e outros são deixados pelas ruas da cidade, abandonados à sua própria sorte.
De acordo ainda com os debates, além da conscientização da sociedade da responsabilidade com os animais, é preciso que as autoridades punam estes proprietários que, irresponsavelmente abandonam os bichos, já que estes animais, além de sofrerem com o abandono ainda geram um problema de ordem pública, que não é só de saúde, pois além de transmitir doenças, podem causar acidentes de trânsito e aumentar descontroladamente a população de animais das ruas, o que agrava ainda mais a situação.
Chegou-se a um consenso que com a educação das crianças para a posse responsável a idéia vai ser disseminada em toda sociedade minimizando o problema do abandono. 
Compareceu ainda a audiência pública, que contou com um público de cerca de 50 (cinqüenta) pessoas, o Secretário de Obras do Município Valdir Jorge de Almeida que apresentou a população o projeto para construção do Centro de Controle de Zoonoses, o qual prevê uma área construída de 1500 metros que abrigará um canil coletivo para 30 animais, um canil para animais destinados a adoção para 06 animais, outro para 10 animais que eventualmente precisem ser deixados em observação, curral para 20 equídeos e bovinos e toda a parte operacional do centro.
O Secretário fez questão de frisar que o projeto foi todo elaborado de acordo com as normas da FUNASA e do Instituto Pasteur e que só aguarda aprovação dos técnicos da área da saúde para inicio do processo de licitação e construção.
A medida foi muito aplaudida pelos presentes e tanto a protetora de Poá Silvia Carolina Marques, quanto o Vereador Lauriston fizeram questão de destacar ao público o interesse da atual gestão pela causa animal.

2 comentários:

  1. Parabéns Silvia! Parabéns Vereador Lauriston! Com a sensibilidade de ambos poderemos viver dias melhores do que o que tem sido até agora quando o tema se trata proteger direitos dos animais em Poá.

    ResponderExcluir
  2. No limiar e dentro de uma nova era, a da compaixão e solidariedade por TODOS os seres vivos, não perdi o bonde mais uma vez, estou na foto, e bem com a minha consciência...não é só pose! Feliz com o primeiro passo e esperando o seguinte! Estamos sentando para discutirmos direitos dos animais e começando a virar gente civilizada!Abraços!

    ResponderExcluir