Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE VIDA

            Todos nós crescemos ouvindo sobre proteção e defesa aos animais, certo? Porém, quais animais? Em livros didáticos que já pesquisei sempre existem textos relatando sobre a proteção aos animais silvestres, exóticos e nativos. Mico-leão-dourado, boto-rosa, tigre de bengala, onça pintada, enfim, uma grande variedade de animais que estão ameaçados de extinção e que são protegidos pela legislação ambiental. Entretanto, esta mesma legislação protege os animais domésticos, ou seja, um crime cometido contra uma arara tem o mesmo valor que um crime cometido contra um cão ou gato.
A Lei é bem clara: Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, em seu Artigo 32: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
            Muitos crimes são cometidos, como farra do boi, rinha de galos e cães, circos que ainda utilizam animais, rodeios que “destroem” os animais durante as apresentações, experimentação em animais em testes na indústria farmacêutica e cosmética, enfim, uma série de atrocidades são cometidas e não existe ainda uma fiscalização eficiente que se faça cumprir a legislação.
            Todos os animais têm seu valor no planeta. As onças e os gatos possuem o mesmo sopro de vida. Cães e lobos também... Será que é porque encontramos cães e gatos abandonados em cada esquina         da cidade que eles não têm valor?
            É muito importante preservamos a nossa fauna, porém, mais importante ainda é termos respeito e amor pelos os que estão a nossa porta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário