Total de visualizações de página

sábado, 26 de setembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA CASINHA DO CACHORRO (TAMBÉM PARA O CACHORRO)


Todos nós escolhemos um cantinho mais tranqüilo, mais silencioso para descansar ou mesmo para reorganizar as idéias. Com os animais não é muito diferente. Meus gatos coincidentemente gostam dos mesmos lugares que eu! Minha cama, seu sofá... porém os cães adoram descansar em casinhas ou até mesmo em caixas de papelão.

Muitas lojas especializadas exibem uma porção de modelos de casinhas de diversos materiais, caminhas, almofadas, colchões entre outros acessórios, porém o que o cachorro gosta mesmo é da sensação de “toca” que a casinha oferece. Para eles é sinal de segurança, de tranqüilidade, até mesmo de “escape” de uma situação desconfortável ou de perigo como confronto com outros cães, medo de uma tempestade ou até mesmo de fogos de artifício.

 

Se você está pensando em comprar uma casinha para seu amiguinho, fique atento para algumas dicas:

 

·                    Atenção ao tamanho ideal: o cão deve conseguir ficar em pé e dar uma volta completa confortavelmente.

·                    O material é importante: casinhas de madeira são muito charmosas, mas pouco práticas na hora de limpar. Prefira materiais plásticos, que são mais higiênicos.

·                    Casinha ou caixa de transporte? se você gostaria de levar a casinha do seu cão quando for viajar, para que ele durma em local já conhecido, prefira as caixas de transporte, que são práticas, mais leves, e tem portinha para contenção.

·                    Treine seu cão a gostar da casinha: jogue petiscos para ele lá dentro, e incentive-o a entrar. Dê brinquedos e ossos novos quando ele estiver na casinha, para que ele a associe com coisas boas. Nunca prenda o pet lá dentro se ele não estiver acostumado, nem o obrigue a ficar lá antes de fazer o treino e ter certeza que ele já está adaptado à casinha.

·                    Não associe a casinha com broncas ou isolamento: não a utilize como ferramenta para punição, trancando ou prendendo o pet lá dentro se ele fizer algo errado. Ela deve estar associada com situações positivas e tranqüilas, para que o cão adore ficar lá dentro.

·                    Limpe a casinha: a casinha do cachorro precisa de limpeza e manutenção com muita freqüência. Não é só colocar no quintal e esquecer (o fogão é autolimpante, a casinha do cachorro não). Do mesmo jeito que limpamos nossa casa, devemos lavar a casinha do nosso amiguinho, pois ele não conseguirá fazê-lo sozinho.

 

·                    Coloque a casinha em local arejado, coberto, longe do sol ou chuva, de preferência perto do local de convivência da família. Ela deve ser um local de conforto para seu animal e não um motivo de isolamento ou tristeza.

        Com essas orientações, seu amiguinho terá uma vida saudável, feliz se sentindo muito mais protegido e amado.

 

“Não compre animais, adote. Alimente os animais de rua”

Nenhum comentário:

Postar um comentário