Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Um novo olhar - Posse responsável


Nos últimos anos nunca se ouviu falar tanto na questão animal. Houve uma verdadeira explosão de ações voltadas à proteção e ao bem estar animal com a participação de grandes marcas, da sociedade civil constituindo ONGS, a promoção de feiras de adoção em muitas cidades inclusive na nossa região, de pessoas comuns abrigando animais em seus espaços residenciais, até a própria educação formal inserindo conteúdos em suas atividades pedagógicas.

Realmente toda essa questão sendo abordada quase que diariamente nas redes sociais e ganhando espaço nas grandes redes de comunicação só vem a reafirmar a importância que os animais têm para a sociedade.

Entretanto, nenhuma ação positiva irá surtir efeito sem a ação educativa. Nossa cultura ainda está em transformação. Da cultura das raças, do belo, do perfeito, do status, do valor agregado, para a cultura da beleza da raça indefinida cheia de novas possibilidades, da inclusão no reino animal, da adoção, do amor incondicional. Toda essa transformação requer tempo, mudança de valores e principalmente ações educativas. A chave mestra dessa ação educativa chama-se Posse Responsável. Por meio dela os animais continuarão sendo animais, mas compreendidos e respeitados em sua essência.

A Posse Responsável preconiza várias ações em prol do bem estrar animal, como a adoção ou compra consciente, levando em conta o tempo estimado de vida dos animas que pode chegar a mais de 12 anos. E nesse período inevitavelmente haverá gastos com médico veterinário, vacinas, alimentação de boa qualidade, moradia, higienização (tosas quando necessário), enfim, mais um membro da família em todos os sentidos. Também é importante definir se toda a família concorda em ter um animal de estimação, e se a faixa etária da família é adequada à raça ou porte escolhido. Uma adoção sem planejamento ocasionará um ciclo de abandonos e crias indesejadas.

Outro aspecto importante é a formação psicológica do seu amigo. Isso mesmo, amigo. Seu animal faz parte da sua família. Precisa de carinho, passeios regulares, da companhia. O ideal é sempre ter mais de um animal, pois um faz companhia para o outro, não ficando tão dependentes do dono.

Por fim, talvez o mais importante tópico da Posse Responsável de animais domésticos é a castração, que consiste em uma cirurgia simples realizada em cães e gatos, machos e fêmeas, para impedir que se reproduzam sem controle. É realizada em clínicas veterinárias com centro cirúrgico, por veterinários habilitados com anestesia geral.

Segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), uma única cadela e seus descendentes podem gerar em 6 anos 64.000 animais. As gatas, muito mais... E não existem lares para todos.

A esterilização (castração) garante o bem estar dos animais e representa a única medida eficaz no controle da população de cães e gatos, diminuindo o número de animais abandonados. Um macho castrado deixa de fugir, tem menos necessidade de marcar território com urina e poucas chances de desenvolver câncer a próstata e testículos. Uma fêmea castrada não tem mais cio, deixa de atrair os machos, tem o risco drasticamente reduzido de desenvolver doenças uterinas, câncer de mama e gravidez psicológica.

Castrar não é interferir na natureza do animal, pois ele não tem escolha, apenas segue seu instinto. Nós temos escolha. É nosso dever intervir e prevenir nascimentos indesejados, pois não há lares suficientes nem para os que já nasceram. Castrar seu animal é um ato de amor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário