Irritação de mucosas, náusea, vômito, diarréia, taquicardia, dilatação das pupilas, agitação e cólicas abdominais são sintomas de intoxicação, muito comum em cães. Cerca de 3 mil casos são relatados em decorrência do descuido com produtos de limpeza.
Segundo os veterinários, eles estão sempre as dez principais causas de intoxicação de animais e dividem o páreo com plantas tóxicas e medicamentos humanos, entre outros.
Produtos simples, como detergentes e sabão em pó, até os mais agressivos, como desinfetantes e água sanitária, podem causar desde até leves alergias até graves intoxicações. A diferença, segundo os especialistas, é a forma de contato que esses animais podem ter com eles.
Todo cuidado na prevenção é pouco:
☺Os produtos devem ficar guardados em lugares altos, para que o cão não tenha acesso;
☺Devem ficar trancados, para evitar que o animal consiga abrir o armário. Lembre-se das grandes semelhanças curiosas entre crianças e animais;
☺Em caso de ingestão não medique, não provoque vômito, apenas tenha o rótulo do produto em mãos. Somente o veterinário, com as informações do rótulo poderá indicar o melhor tratamento. Mas lembre-se: ele precisa de atendimento de urgência.
☺No caso de contaminação por contato do produto com o corpo, é importante lavar com água fria e corrente, com uso de sabão de coco ou neutro. Também mantenha contato com o médico veterinário.
Conheça também algumas dicas de produtos “seguros” para seus animais de estimação:
☺Limpeza de janelas: álcool e óleo de cozinha ajudam a manter o brilho;
☺Limpeza de vidros: Use vinagre e limão diluídos em água;
☺Limpeza de armários: Utilize saches com flores e folhas de lavanda ou cravos. Os danos, em caso de ingestão, são menores;
☺Limpeza de banheiros: Misture 1 litro de álcool com folhas de eucalipto e deixe de milho por dois dias. Ferva 1 litro de água com uma barra de sabão neutro ralada até dissolver. Junte a água e a essência de eucalipto.
☺Odores: Vinagre pode limpar os “banheiros” dos animais, pois retiram os odores.
Cuidado e prudência nunca é demais para preservar nossos amigos!
Fonte: www.jardimdeflores.com.br - Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas – SINITOX – Fundação Oswaldo Cruz – www.naturezaemforma.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário