Um homem de 23 anos foi preso em flagrante em Jaú (287 km de São Paulo) acusado de furtar um cachorro da raça basset e vendê-lo a R$ 10 para comprar crack. Milka, de três meses de idade, estava em casa na companhia de outra cachorra da família, Laka, de um ano, quando foi furtada pelo homem, no bairro Jardim Pires de Campos, no último sábado (13).
W. G. A. foi visto ao pular o portão da casa em direção à rua com o animal. Mais tarde, ele foi detido pelo dono da cachorra, o calçadista A. A. P., 21, e um vizinho dele que testemunhou o furto e afirmou conhecer o jovem.
O acusado então assumiu que havia vendido o animal e indicou onde ele estava. Após o dono recuperar a cachorra, ele teria corrido para dentro do banheiro de um salão de beleza para evitar possíveis agressões. Ele só deixou o local depois que a Polícia Militar foi chamada.
O acusado foi levado para a cadeia pública de Barra Bonita (267 km de São Paulo) e a polícia não informou se ele já tem advogado constituído.
“Ainda bem que foi um final feliz. Mas ficamos assustados e decidimos mudar do bairro depois disso tudo”, afirmou a responsável pela cadela Milka.
Total de visualizações de página
terça-feira, 23 de agosto de 2011
MORTE DE BEZERRO VAI PARAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO
Animal precisou ser sacrificado na Festa do Peão de Barretos após participar de uma prova de imobilização
Entidades de proteção criticaram e disseram que também vão levar o caso à polícia; festa diz que foi uma "fatalidade"
Entidades de proteção criticaram e disseram que também vão levar o caso à polícia; festa diz que foi uma "fatalidade"
GABRIELA YAMADA - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO
ANA SOUSA - EDSON SILVA - ENVIADOS ESPECIAIS A BARRETOS
A morte de um bezerro na última sexta-feira depois de uma prova na 56ª Festa do Peão de Barretos gerou indignação entre entidades de proteção aos animais. O caso será levado à Polícia Civil e ao Ministério Público.
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, cuja mobilização conseguiu extinguir a prova do laço no país há quatro anos, vai acionar a Justiça para tentar proibir a modalidade bulldog. "Nessa prova, o peão se atira sobre o animal e torce o pescoço. Isso é crueldade", afirmou a presidente do fórum, Sônia Fonseca.
No bulldog, o peão precisa derrubar o bezerro com as mãos, sem equipamentos. No caso, o bezerro ficou imóvel após ser derrubado.
Como o animal não se levantava, precisou ser carregado para fora da arena.
Anteontem, uma necropsia constatou que o bezerro havia sofrido uma lesão nas vértebras e, por isso, ficou tetraplégico. Diante da situação, o bezerro foi sacrificado. A organização da festa disse que o caso foi uma "fatalidade".
A advogada Viviane Alexandre, representante da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), afirmou que levará o caso ao recém criado Grupo de Atuação Especial de Defesa Animal, do Ministério Público.
"A morte do bezerro é a prova de que essa atitude grotesca, que eles chamam de esporte, provoca maus tratos aos animais", disse.
O presidente da ONG PEA (Projeto Esperança Animal), Carlos Rosolen, disse que a entidade irá registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil para a instauração de inquérito de maus tratos.
A PEA foi alvo de decisão da Justiça de Barretos, em 2006, depois que a organização da festa entrou com uma ação civil proibindo a ONG de divulgar opiniões sobre o tratamento aos animais.
Em março, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a decisão. Em Ribeirão, a AVA (Associação Vida Animal) também irá à Promotoria. Para a presidente Cristina Dias, os animais são forçados a participar do que ela chama de "espetáculo de horror".
CONTRADIÇÃO
Na noite de sexta, membros da organização da festa não se entenderam sobre o destino do animal.
O veterinário Marcos Sampaio de Almeida, de Os Independentes, dizia que o bezerro havia sido levado para uma ambulância veterinária e que passava bem.
Mas Orivaldo Tenório de Vasconcelos, diretor do Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal), ligado à organização do evento, dizia que havia a suspeita de que o bezerro tivesse sofrido uma fratura na coluna.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
COMO USAR PRODUTOS DE LIMPEZA SEM INTOXICAR CÃES E GATOS
Olá pessoal, saudades da nossa coluna. Muito trabalho, muitos resgates, muitas Feiras de Adoção. Só este ano mais de 450 animais, entre cães e gatos encontraram um novo lar.
Quem um dia não sofreu ou soube de algum incidente com filhos, netos, vizinhos ou amigos envolvendo produtos de limpeza? Pois é, nossos peludos também estão vulneráveis a este tipo de acidente.
Produtos de limpeza podem significar uma ameaça para os animais de estimação. Para evitar que eles sejam intoxicados, é melhor tomar algumas precauções ou usar produtos naturais. Veja dicas de alguns cuidados que devemos ter com os nossos peludos:
- Nas casas com crianças, os frascos de produtos já ficam protegidos em armários e prateleiras altas. O mesmo deve ser feito por quem tem bichos.
- Quando usar produtos como desinfetantes e água sanitária, isole os ambientes e prenda os animais em outros cômodos. Só libere a passagem quando não houver mais cheiro.
- Salivação excessiva e crises de vômito seguidas são sinais de intoxicação, assim como diarréia, pupilas dilatadas, pontos grudentos ou ásperos no pelo, dificuldade respiratória e machucados na língua
- Se houver alguma região do corpo do animal contaminada com produto de limpeza, lave-a com água corrente fria e sabão de coco ou neutro. Depois leve o bicho ao veterinário. Não dê nenhum alimento, bebida ou remédio por conta própria
- A intoxicação também pode ser causada por plantas, como violetas, copos-de-leite, lírios, espadas-de-são-jorge, samambaias e azaléias
- Para quem tem animais pequenos que gostam de entrar nos armários, é melhor substituir as bolinhas de naftalina por sachês com folhas e flores de lavanda ou cravos
- Para limpar as janelas, use vinagre e limão diluídos em água. A mistura de álcool e óleo de cozinha, em partes iguais, é boa para manter o brilho de janelas e esquadrias de alumínio
- Para tirar mofo do tapete sem deixar os bichos 'grogues', use bicarbonato de sódio. Aplique de 20 ml a 45ml na área mofada. Deixe 15minutos e depois passe o aspirador de pó
- Misture um litro de álcool 70º com folhas de eucalipto e deixe de molho por dois dias. Depois ferva um litro de água com uma barra de sabão neutro ralado até dissolver. Junte a água e a essência de eucalipto e engarrafe a mistura
- Alguns produtos usados na cozinha reduzem odores das áreas destinadas à sujeira dos bichos. É o caso do vinagre, que pode limpar as caixas de areia de gatos. Colocar um limão siciliano repartido ao meio no local também reduz os cheiros
Fonte: Folha de São Paulo
Agora já podemos fazer a higiene de nossas casas e dos ambientes freqüentados por nossos peludos com mais segurança!
Quero também compartilhar com vocês uma ótima notícia. O Severino, o cão que foi queimado com água quente foi adotado! Agora ele tem uma família, esta morando na Vila Romana, em Poá mesmo.
Outra ótima notícia, principalmente para os animais de rua, é que nossos projetos junto à Prefeitura estão em ritmo acelerado.
Mas como nem tudo são flores... mais um cão vitima de violência, no bairro de Calmon Viana. Jogaram um paralelepípedo nele, que acertou seu pulso. Teve que fazer cirurgia fora de Poá e está se recuperando na clínica veterinária. Em breve mais detalhes sobre este caso, pois sabemos a identidade do agressor, que irá responder por este crime.
Abraço especial deste sábado para Lú e Maíra de Mogi das Cruzes. Obrigada pela participação no Cãosórcio!
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
EU TERIA MORRIDO NAQUELE DIA...
"Eu teria morrido naquele dia
Se não tivesse sido tu.
Eu teria desistido da vida
Se não tivesse sido esse teu olhar carinhoso.
Eu teria usado as minhas garras de medo,
Se não fossem essas tuas mãos suaves.
E teria partido desta vida
A acreditar
Que nenhum humano jamais se preocuparia comigo…
A acreditar
Que não havia mais nada a não ser…
Ter o pêlo emaranhado…
Ter a pele comida pelas pulgas…
Ter frio
Ter fome…
Eu teria deixado esta vida…
Sem saber que ainda existe gente boa o suficiente para nos dar camas quentes e confortáveis para dormir…
Sem saber como é bom ser amado por alguém…
Sem saber que mereço ser amado simplesmente porque existo.
Mas tu… tu mostraste-me e deste-me tudo isso…
O teu olhar carinhoso,
O teu sorriso amável,
As tuas mãos suaves,
O teu grande coração…
Salvaram-me…
Tu salvaste-me do terror da rua…
As memórias da minha vida antiga… são apenas isso, memórias…
Tu ensinaste-me o que significa ser amado.
E já te vi fazer o mesmo com outros…
Assim, abandonados como um dia também fui
Eu já te ouvi perguntares-te em tempos de crise:
"Porque faço isto?"
E…
Quando já não há dinheiro,
Quando já não há espaço,
Já não há casa.
Mesmo assim…
Tu abres o teu coração ainda mais,
Esticas o pouco dinheiro que te sobra…
Mas digo-te:
Agradeço-te com todo o amor que brilha nos meus olhos
Da melhor maneira que sei…
E lembro-te,
Em nome dos "resGatos" que já fizeste…
E que ainda farás…
Que eu sou a razão…
Os animais antes de mim foram a razão
Como o são os que vierem depois de mim…
As nossas vidas já não existiriam,
O nosso amor nunca seria partilhado,
Pois nós teríamos morrido
Se não tivesses sido Tu…"
Se não tivesse sido tu.
Eu teria desistido da vida
Se não tivesse sido esse teu olhar carinhoso.
Eu teria usado as minhas garras de medo,
Se não fossem essas tuas mãos suaves.
E teria partido desta vida
A acreditar
Que nenhum humano jamais se preocuparia comigo…
A acreditar
Que não havia mais nada a não ser…
Ter o pêlo emaranhado…
Ter a pele comida pelas pulgas…
Ter frio
Ter fome…
Eu teria deixado esta vida…
Sem saber que ainda existe gente boa o suficiente para nos dar camas quentes e confortáveis para dormir…
Sem saber como é bom ser amado por alguém…
Sem saber que mereço ser amado simplesmente porque existo.
Mas tu… tu mostraste-me e deste-me tudo isso…
O teu olhar carinhoso,
O teu sorriso amável,
As tuas mãos suaves,
O teu grande coração…
Salvaram-me…
Tu salvaste-me do terror da rua…
As memórias da minha vida antiga… são apenas isso, memórias…
Tu ensinaste-me o que significa ser amado.
E já te vi fazer o mesmo com outros…
Assim, abandonados como um dia também fui
Eu já te ouvi perguntares-te em tempos de crise:
"Porque faço isto?"
E…
Quando já não há dinheiro,
Quando já não há espaço,
Já não há casa.
Mesmo assim…
Tu abres o teu coração ainda mais,
Esticas o pouco dinheiro que te sobra…
Mas digo-te:
Agradeço-te com todo o amor que brilha nos meus olhos
Da melhor maneira que sei…
E lembro-te,
Em nome dos "resGatos" que já fizeste…
E que ainda farás…
Que eu sou a razão…
Os animais antes de mim foram a razão
Como o são os que vierem depois de mim…
As nossas vidas já não existiriam,
O nosso amor nunca seria partilhado,
Pois nós teríamos morrido
Se não tivesses sido Tu…"
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
MINISTÉRIO PÚBLICO DE SP CRIA GRUPO DE COMBATERÁ CRIMES CONTRA ANIMAIS.
Em 21 de fevereiro de 2010 lançamos publicamente a campanha pela criação da 1ª Promotoria de Defesa Animal do país, em São Paulo/SP, inspirados na tese acadêmica do Promotor de Justiça Dr. LAERTE FERNANDO LEVAI, publicada três anos antes.
Em pouco tempo conseguimos reunir milhares de assinaturas de cidadãos que compreenderam a importância de um envolvimento mais amplo e apurado desta fundamental instituição, que é o Ministério Público, com a questão animal. Levamos as assinaturas ao procurador de justiça licenciado e deputado estadual Dr. FERNANDO CAPEZ, que imediatamente se dispôs a articular politicamente a criação do órgão.
Na última quarta-feira, 27 de julho, após um ano e meio de campanha, o Órgão Especial do Conselho de Procuradores de Justiça do MP/SP reuniu-se para decidir sobre a criação de um grupo de atuação especial que tratasse da questão animal. Algumas notícias divulgadas via internet, com várias inconsistências, têm dado a entender que foi criado um grupo para tratar exclusivamente da defesa dos animais. A proposta aprovada é mais abrangente, o GECAP – GRUPO DE COMBATE AOS CRIMES AMBIENTAIS E PARCELAMENTO DO SOLO URBANO, que engloba a defesa dos animais. É um avanço importante!
Os promotores do GECAP, entre outras atribuições, centralizarão as ações contra todas as formas de criminalidade envolvendo animais (domésticos inclusive), antes dispersas entre as várias promotorias criminais da cidade, que são responsáveis por muitos outros tipos de crimes (assaltos, estupros, latrocínios, seqüestros) e davam pouca importância aos crimes contra animais.
Ainda há o que ser aprimorado, os animais não podem ser tratados como apensos ambientais. Mas avançamos! O trabalho CONTINUA. Cabe aos ativistas e demais cidadãos cobrarem EFICÁCIA deste novo órgão, tão logo ele seja implementado. E mostrarem a enorme quantidade de casos de maus-tratos a animais que ocorrem diariamente, direcionando ao GECAP as denúncias. O registro desta grande demanda fará com que a questão animal seja tratada de forma cada vez mais diferenciada. Agradecimentos Reunião com o deputado Fernando Capez e o procurador-geral Fernando Grella Vieira. Agradecemos ao Exmo. Deputado Estadual Dr. FERNANDO CAPEZ e a sua equipe pelo empenho em atender a esta demanda de milhares de cidadãos que se importam com a vida dos animais.
O deputado abriu as portas de seu gabinete, prontamente abraçou a idéia da criação da Promotoria e não economizou esforços para que a questão animal fosse tratada de forma mais específica pelo Ministério Público, levando ao Procurador Geral a proposta de criação da Promotoria e do Grupo Especial. O site oficial do deputado publicou nota a respeito da criação do Grupo.
Veja em http://capez.taisei.com.br/capezfinal/index.php?secao=1&subsecao=0. Agradecemos ao Exmo. Procurador Geral de Justiça de SP, Dr. FERNANDO GRELLA VIEIRA, que nos recebeu por diversas vezes, pela atenção dispensada ao tema. Agradecemos às mais de duas centenas de GRUPOS DE DEFESA ANIMAL que endossaram e deram representatividade a este movimento. E, principalmente, AGRADECEMOS À VOCÊ, que apoiou nossa iniciativa assinando e divulgando as petições.
Não fossem as milhares de assinaturas nas petições virtual e física, o processo de criação deste grupo sequer teria se iniciado. E não pense que acabou aí o efeito deste apoio. Iniciativas para a criação de Promotorias de Defesa Animal no país continuam ocorrendo em muitos estados brasileiros, todas surgidas após esta pioneira mobilização pela qual VOCÊS são corresponsáveis.
Acompanharemos o desenvolvimento destas ações e informaremos a todos.
Um abraço.
Maurício Varallo
Olhar Animal
Fonte:Olhar Animal
http://www.olharanimal.net/
Em pouco tempo conseguimos reunir milhares de assinaturas de cidadãos que compreenderam a importância de um envolvimento mais amplo e apurado desta fundamental instituição, que é o Ministério Público, com a questão animal. Levamos as assinaturas ao procurador de justiça licenciado e deputado estadual Dr. FERNANDO CAPEZ, que imediatamente se dispôs a articular politicamente a criação do órgão.
Na última quarta-feira, 27 de julho, após um ano e meio de campanha, o Órgão Especial do Conselho de Procuradores de Justiça do MP/SP reuniu-se para decidir sobre a criação de um grupo de atuação especial que tratasse da questão animal. Algumas notícias divulgadas via internet, com várias inconsistências, têm dado a entender que foi criado um grupo para tratar exclusivamente da defesa dos animais. A proposta aprovada é mais abrangente, o GECAP – GRUPO DE COMBATE AOS CRIMES AMBIENTAIS E PARCELAMENTO DO SOLO URBANO, que engloba a defesa dos animais. É um avanço importante!
Os promotores do GECAP, entre outras atribuições, centralizarão as ações contra todas as formas de criminalidade envolvendo animais (domésticos inclusive), antes dispersas entre as várias promotorias criminais da cidade, que são responsáveis por muitos outros tipos de crimes (assaltos, estupros, latrocínios, seqüestros) e davam pouca importância aos crimes contra animais.
Ainda há o que ser aprimorado, os animais não podem ser tratados como apensos ambientais. Mas avançamos! O trabalho CONTINUA. Cabe aos ativistas e demais cidadãos cobrarem EFICÁCIA deste novo órgão, tão logo ele seja implementado. E mostrarem a enorme quantidade de casos de maus-tratos a animais que ocorrem diariamente, direcionando ao GECAP as denúncias. O registro desta grande demanda fará com que a questão animal seja tratada de forma cada vez mais diferenciada. Agradecimentos Reunião com o deputado Fernando Capez e o procurador-geral Fernando Grella Vieira. Agradecemos ao Exmo. Deputado Estadual Dr. FERNANDO CAPEZ e a sua equipe pelo empenho em atender a esta demanda de milhares de cidadãos que se importam com a vida dos animais.
O deputado abriu as portas de seu gabinete, prontamente abraçou a idéia da criação da Promotoria e não economizou esforços para que a questão animal fosse tratada de forma mais específica pelo Ministério Público, levando ao Procurador Geral a proposta de criação da Promotoria e do Grupo Especial. O site oficial do deputado publicou nota a respeito da criação do Grupo.
Veja em http://capez.taisei.com.br/capezfinal/index.php?secao=1&subsecao=0. Agradecemos ao Exmo. Procurador Geral de Justiça de SP, Dr. FERNANDO GRELLA VIEIRA, que nos recebeu por diversas vezes, pela atenção dispensada ao tema. Agradecemos às mais de duas centenas de GRUPOS DE DEFESA ANIMAL que endossaram e deram representatividade a este movimento. E, principalmente, AGRADECEMOS À VOCÊ, que apoiou nossa iniciativa assinando e divulgando as petições.
Não fossem as milhares de assinaturas nas petições virtual e física, o processo de criação deste grupo sequer teria se iniciado. E não pense que acabou aí o efeito deste apoio. Iniciativas para a criação de Promotorias de Defesa Animal no país continuam ocorrendo em muitos estados brasileiros, todas surgidas após esta pioneira mobilização pela qual VOCÊS são corresponsáveis.
Acompanharemos o desenvolvimento destas ações e informaremos a todos.
Um abraço.
Maurício Varallo
Olhar Animal
Fonte:Olhar Animal
http://www.olharanimal.net/
Assinar:
Postagens (Atom)